Curriculum Vitae Exemplos [ Europass, Funcional, … ]

O currículo (ou curriculum vitae) é a sua forma de apresentação para com uma entidade patronal com a qual você espera passar a ser empregado ou contratado para algum tipo de serviço.

Desde à muitos anos que se tornou uma forma simples de entregar a sua candidatura a uma vaga para que ela depois possa ser avaliada por alguém da empresa, quer seja o dono da empresa (em empresas mais pequenas) ou por uma pessoa do departamento de Recursos Humanos (empresas maiores).

Se você ainda sabe, fique então a saber que quem está responsável por este papel de seleção de candidatos para uma vaga e selecciona-los para uma entrevista normalmente não gasta mais de 1 a 2 minutos por curriculum vitae.

Isto quer dizer que você tem de criar interesse por si quase instantâneo aquela pessoa fazendo as coisas da forma correta.

É por esse motivo que agora lhe vamos dar algumas dicas de como preencher o seu curriculum vitae e também alguns curriculum vitae exemplos para você se inspirar ou mesmo apenas preencher colocando os seus dados.

Como Preencher Curriculum Vitae

Seja Simples e Conciso

Como já foi dito, o “seu tempo” será de no máximo 2 minutos e por isso também não importa colocar demasiadas coisas no seu currículo, bastando que para isso mencione as seguintes coisas:

  • Informações pessoais simples;
  • Locais onde já trabalhou, função desempenhada e intervalos de tempo;
  • Cursos ou formações feitas (completadas ou não);
  • Qualidades e conhecimentos que possui para a vaga em questão;
  • Porque acha que merece ser o seleccionado;

Se mencionar todas estas coisas de forma simples, direta e bem feita, já estará a pontuar positivo para com o recrutador.

Leia Mais >  Cursos Profissionais em Santarem

curriculum-vitae-exemplos

Coloque o seu Contato

É algo básico mas acredite que acontece ainda algumas vezes pessoas enviarem o seu curriculum vitae sem contato, especialmente sem telemóvel ou telefone.

Verifique sempre essa situação, quer seja um currículo em versão papel ou digital porque sem contato não existe forma de ser chamado para uma entrevista.

Adapte o Curriculum Vitae à Vaga Pretendida

Não envie o mesmo para todas as empresas, especialmente se for para coisas diferentes.

As qualidades que são exigidas a um jogador de futebol não são as mesmas para um empregado de mesa… O mesmo se aplica a qualificações que tenha ou experiências.

Adapte o seu curriculum vitae à vaga em questão, mencione apenas o que acha ser relevante e depois numa entrevista caso seja chamado e o assunto seja puxado, então pode já divagar um pouco mais, dando-se a conhecer à pessoa que está a recrutá-lo.

Curriculum Vitae Exemplos

O formato de curriculum vitae mais usado atualmente em Portugal e na maioria dos países europeus é o chamado de Europass, o qual foi criado pela União Europeia e que está disponível para ser preenchido online de forma fácil, bastando que acesso ao site deles.

No entanto poderá fazer algo mais personalizado e se for para trabalhar para o estrangeiro talvez seja também uma boa ideia não usar o Europass porque alguns países, mesmo na Europa, não estão muito habituados a este tipo.

Veja então alguns curriculum vitae exemplos para preencher:

Algumas das ferramentas online que poderá usar são:

Vale lembrar que não é o tamanho que importa porque senão quem ainda não tem experiência de trabalho nenhuma nunca teria hipótese mas sim a forma como a informação é apresentada e depois a sua performance na entrevista.

Leia Mais >  Cursos Profissionais em Coimbra

Faça tudo bem e irá ver que conseguir um emprego será uma tarefa bem mais fácil do que imaginava.

E então, já ficou a conhecer alguns curriculum vitae exemplos, como preencher, dicas, etc…?

Deixe a sua resposta nos comentários, junto com alguma dúvida ou sugestão com que tenham ficado após ler o artigo.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *